Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Nesta data, o mundo inteiro reflete sobre maneiras de preservar este bem fundamental para a nossa existência. Mas a gente pode começar em casa mesmo, com pequenas ações, que podem fazer toda a diferença lá na frente. Vamos a elas?
- Banho rápido: Para se ter uma ideia, em um banho de 15 minutos se gasta em média 144 litros de água (se o chuveiro for elétrico). Multiplique isso pelos dias do ano e você terá desperdiçado nada mais, nada menos que 52.560 litros de água que foram ralo abaixo. Que tal diminuir o tempo e assim economizar mais?
- Na escovação: Na hora de escovar os dentes, molhe sua escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora do enxágue. Se você demora 5 minutos na escovação, você gastaria 12 litros de água se deixasse a torneira aberta durante o processo.
- Um copo só: Para lavar o copo que você usa para tomar água, a sua mãe gasta cerca de dois copos cheios de água. É muito desperdício. Então, separe o copo que você vai usar para beber e use ele durante todo o dia.
- Lixo é na lixeira: Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos nem nada parecido. Lugar de lixo é na lixeira! Cada vez que você dá descarga são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade. E se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal.
- Vassoura é melhor: Vai ajudar sua mãe na limpeza do pátio da casa? Então, nada de mangueiras. Prefira a vassoura para limpar a calçada, o quintal ou a garagem de casa. Em 15 minutos de mangueira ligada são perdidos aproximadamente 280 litros de água. Bem melhor deixar a preguiça de lado e exercitar os braços, não é?