Neste dia da criança, que tal fazer uma atividade diferente? Reúna seus amigos, irmãos, primos (e por que não os pais também) para uma divertida gincana ao ar livre. É só levar sua turma para o quintal, uma praça ou parque, dividir em times e se divertir muito tentando completar diversos desafios.
Precisa de algumas ideias de brincadeiras para a sua gincana? Confira estas que selecionamos:
- Corrida de lata:
Use duas latas com barbantes para criar os sapatos de lata de cada criança. O objetivo da brincadeira é subir nos sapatos de lata e caminhar com ele por um trajeto definido. Parece fácil, mas não é tanto. Faça essa brincadeira em áreas macias, como um gramado, nunca sobre concreto, para evitar machucados em caso de tombos.
- Arremesso ao alvo:
Pendure um bambolê em um galho de árvore, muro ou parede e dê bolinhas aos participantes. A brincadeira consiste em acertar o alvo: a bolinha deve atravessar o bambolê.
- Futebol de vassoura:
Disputado por um participante de cada equipe. Cada um com uma vassoura deve tentar colocar a bola no gol adversário. Ganha quem fizer mais gols.
- Salto em distância:
Jogam dois representantes de cada equipe. Um participante salta e depois o seu adversário. Após todos saltarem uma vez, a distância aumenta e todos se revezam nos pulos novamente. Ganha a equipe que conseguir saltar a distância que a outra não conseguiu.
- Corrida de carrinho de mão:
Disputado em duplas. Enquanto uma criança coloca as mãos no chão, com os braços estendidos, a outra criança levanta suas pernas e empurra, como se fosse um carrinho de mão.
- Boliche:
Faça os pinos com garrafas pet, cheias até a metade. Depois, arremessando uma bola, os jogadores devem tentar derrubar todas elas. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.
- Encontrar o par:
Os participantes tiram seus calçados e misturam todos em uma pilha. Depois, as equipes formam fileiras de frente para a montanha de tênis e, indo um de cada equipe por vez, tentam encontrar os pares e amarrar um ao outro. O jogo acaba quando todos os pares de tênis tiverem sido encontrados e vence a equipe que conseguiu encontrar mais pares.