Você sabia que o dia 1º de abril é lembrado como o “dia da mentira” ou “dia dos bobos”? Bom, há algumas explicações para isso. Uma delas é de que a data teria surgido na França porque há muito tempo, lá no século XVI, o Ano Novo era comemorado durante uma semana, entre o dia 25 de março e 1º de abril, período em que começa a primavera no hemisfério norte.
Isso mudou depois que o rei Carlo IX instituiu a data para o atual primeiro de janeiro porque o calendário da época havia sido alterado. Como alguns franceses resistiram e continuaram a celebrar o ano novo em 1º de abril, outros começaram a fazer piadas e a mandar convites de festas que não existiam para eles.
No Brasil, o dia ganhou atenção em Minas Gerais, a partir do jornal A Mentira, que circulou em 1º de abril de 1848, noticiando a morte de Dom Pedro, o então imperador. O fato foi desmentido no dia seguinte. A Mentira circulou até 14 de setembro de 1849, quando o jornal convocou todos os credores para uma reunião em 1º de abril do ano seguinte, em um lugar que nem mesmo existia.